15 junho 2012
Fonte da Felícia, Pinhal do Rei, Marinha Grande
Alexandrina, Armando, Carla, Carlos, Fernanda, Ivone e Ricardo
No âmbito das IX European Moth Nights, o grupo Borboletas da Marinha Grande realizou a sua primeira sessão de observação de borboletas noturnas. O local escolhido para esta sessão foi a Fonte da Felicia, no Pinhal do Rei.
O vale da Ribeira de São Pedro parece constituir um paradoxo em termos de conservação ambiental. Este corredor ripícola encontra-se arborizado com uma profusão de espécies de folhosas, maioritariamente introduzidas artificialmente há cerca de um século. Choupos, carvalhos, salgueiros e amieiros, partilham o espaço com acácias e eucaliptos de grande porte de uma forma desconcertantemente harmoniosa. Esta densa cobertura florestal deverá ter afetado as condições de humidade e de exposição solar do local, favorecendo as espécies adaptadas a climas mais húmidos e frios e marginalizando as espécies mais xerotermófilas.
Este foi o primeiro encontro “real” de um grupo que, até à data, era meramente virtual. O evento contou com a participação de 7 pessoas.
Foi uma noite bastante animada, com largas centenas de borboletas de cerca de 20 espécies a esvoaçar no local: surgiram cerca de 20 espécies distintas, com um claro destaque para a processionária, Thaumetopoea pityocampa (Treitschke, 1834), da qual surgiram 200 a 300 indivíduos.
Erebidae
- Calliteara pudibunda (Linnaeus, 1758)
- Eilema sororcula (Hufnagel, 1766)
- Lithosia quadra (Linnaeus, 1758)
- Lymantria monacha (Linnaeus, 1758)
- Spilosoma lutea (Hufnagel, 1766)
Geometridae
- Campaea honoraria (Denis & Schiffermüller, 1775)
- Campaea margaritaria (Linnaeus, 1761)
- Comibaena bajularia (Denis & Schiffermüller, 1775)
- Hemithea aestivaria (Hübner, 1789)
- Idaea ostrinaria (Hübner, 1813)
- Pachycnemia hippocastanaria (Hübner, 1799)
- Peribatodes rhomboidaria (Denis & Schiffermüller, 1775)
- Pseudoterpna coronillaria (Hübner, 1817)
- Tephronia lhomaria (Oberthür, 1881)
Limacodidae
- Hoyosia codeti (Oberthür, 1883)
Nolidae
- Pseudoips prasinana (Linnaeus, 1758)
Notodontidae
- Phalera bucephala (Linnaeus, 1758)
- Thaumetopoea pityocampa (Treitschke, 1834)
Calliteara pudibunda Lithosia quadra Lymantria monacha Spilosoma lutea Comibaena bajularia Idaea ostrinaria Pseudoterpna coronillaria Pseudoips prasinana Phalera bucephala
Aqui fica o meu obrigado a todos os participantes que apareceram neste evento, sem saberem ainda muito bem no que se íam meter. Um agradecimento, também, ao Eduardo Marabuto pela ajuda na identificação da generalidade das espécies.
0 comentários