Durante a 6ª caminhada diurna do nosso grupo, nas margens do Liz, avistámos uma Pieris napi (Linnaeus, 1758). O número de espécies diurnas confirmadas no concelho marinhense sobe, desta forma, para as 36. Apesar de se tratar de uma espécie com uma vasta distribuição, desde a Ásia Central à Europa Ocidental, em Portugal parece ocorrer apenas no Norte, escasseando progressivamente conforme caminhamos para sul do país, praticamente desaparecendo a sul do Tejo.

Pieris napi

Pieris napi

Por se tratar de mais uma espécie do género Pieris, onde se incluem as “banais” borboletas das couves, é possível que a espécie seja mais comum do que aparenta: podemos, eventualmente, estar a ignorá-la porque, ao primeiro olhar, é apenas mais uma das brancas!

A distinção entre estas espécies, particularmente em voo, pode não ser fácil. A caraterística distintiva da P. napi situa-se na nervação das asas, que é delineada a cinzento. A intensidade destas marcas, porém, parece variar de indivíduo para indivíduo, de mês para mês ou de região para região. O exemplar que hoje avistámos parece ser particularmente pouco “riscado”.

Pieris napi, Picos da Europa, Espanha, Agosto de 2012

Pieris napi. Picos da Europa, Espanha, Agosto de 2012

Pieris napi, Amor, Leiria. Abril de 2005

Pieris napi. Amor, Leiria. Abril de 2005

Pieris napi. Amor, Leiria. Março de 2002

Pieris napi. Amor, Leiria. Março de 2002

 

Categorias: noticias

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *